domingo, junho 10, 2012

OS MALEFÍCIOS DO TABAGISMO PASSIVO


Por: Dorenice do Nascimento Souza





O Tabagismo Passivo é mais nocivo para a saúde de uma pessoa que não fuma do que para a saúde de uma pessoa que possui o vício de fumar, sendo considerado atualmente o Tabagismo Passivo como a terceira maior causa de morte no mundo. A inalação da fumaça proveniente da queima do cigarro por não fumantes é denominada de Tabagismo passivo.

Pessoas que convivem em ambientes com fumantes são consideradas fumantes passivas pelo fato de estarem expostas diariamente à fumaça do cigarro. A fumaça que é exalada pela queima do cigarro e lançada no ar ambiente, é potencialmente mais tóxica do que a fumaça que é inspirada pelo fumante ativo, em virtude de esta fumaça não passar pelo filtro do cigarro, tornando-se mais nociva à saúde de quem não fuma.

Nos ambientes domésticos as crianças e os adolescentes estão mais propensos a desenvolverem patologias associadas ao Tabagismo Passivo por permanecerem diariamente expostas à fumaça do cigarro dos próprios familiares adultos. O mais agravante e que sempre essa exposição acontece em ambientes fechados.

Dentre as patologias causadas pela exposição diária e frequente ao Tabagismo Passivo as mais comuns são: Irritação nos olhos, tosse, alergias, dores de cabeça, risco de doenças cardiovasculares, síndromes coronarianas, câncer de pulmão, asma e redução da capacidade respiratória. Nas crianças são mais frequentes as alergias respiratórias, asma, bronquites, infecções no ouvido, alterações no desenvolvimento e síndrome da morte súbita infantil.

A mudança na Legislação que proíbe fumar em locais fechados tanto públicos, privados e coletivos é uma das ações anti-tabagista do governo federal para minimizar os danos à saúde das pessoas causados pelo Tabagismo Passivo, e representa um ganho para toda a sociedade em geral, que poderá desfrutar de ambientes mais saudáveis, livres da poluição causada pelas substâncias altamente tóxicas e cancerígenas presentes na fumaça do cigarro tendo como resultado positivo a elevação da qualidade de vida da população.




Um comentário:

  1. Lourival Leal de Paulo15 junho, 2012 22:24

    Jamais serei fumante passivo, pois não admito ser assassinado passivamente. Quem quer se matar que morra sozinho. Acho um absurdo, não consigo entender cidadãos inteligentes adotarem o hábito de fumar, sobretudo por serem cônscios dos malefícios do tabagismo. Pior quando no ápice da insensatez incluem -sem consentimento- inocentes nesses rituais macabros...

    ResponderExcluir