domingo, junho 07, 2009

TROCA DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE SUPLEMENTAR - TISS

As operadoras de plano privado de Assistência à saúde e prestadores de serviços de saúde estão obrigadas a utilizar o padrão tecnológico do sistema de Troca de Informações em Saúde Suplementar - TISS, regulada através da Resolução Normativa 114, de 26 de outubro de 2005, da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS.

Esse sistema visa à padronização de todos os formulários utilizados pelas operadoras de plano de saúde, bem como o intercâmbio de dados entre essas operadoras, devendo os prestadores de serviços de saúde utilizar o meio eletrônico para enviar as contas para o convênio.

A redução de custos com a eliminação do papel, a diminuição dos erros, do retrabalho, a desburocratização e agilização das informações, são alguns dos benefícios gerados com a implantação desse sistema tecnológico.

2 comentários:

  1. Mas porque algums profissionais e clinicas resistem tanto em se adequar ao TISS??

    ResponderExcluir
  2. Porquê eles acham que o processo de preenchimento digital ao invés de desburocratizar, vai burocratizar ainda mais o serviço. Na implantação de um novo procedimento, o profissional ainda não adquiriu a prática, então ele não consegue enxergar os benefícios futuros. O processo de adaptação cria resistência porquê acaba com a acomodação.

    ResponderExcluir